A definição etimológica de sindicato é aquele que assiste em juízo ou justiça comunitária (do latim syndicus; grego sundikós). Hoje definimos como instituição utilizada para a organização dos trabalhadores na luta por seus direitos, sendo pessoas jurídicas de direito privado reconhecidas por lei como representantes de categoria de trabalhadores ou econômicas (empregadores). Portanto, os sindicatos defendem os direitos e interesses, coletivos ou individuais, de uma categoria profissional. No Brasil, são mantidos por uma contribuição obrigatória e por contribuições assistenciais ou confederativas.
O SEEPE foi fundado em fevereiro de 1976 com carta sindical em agosto de 1986. Filiado a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores de Seguridade Social e Internacional de Serviços Públicos - ISP. Sua gestão é trienal com eleição direta. Constituído para representação legal da categoria na base territorial do Estado de Pernambuco.
* Diretoria – titulares e suplentes;
* Conselho Fiscal – titulares e suplentes.
O Sindicato tem importância fundamental dentro da sociedade, cabe a ele a defesa dos interesses da categoria profissional ou econômica que representa. É importante, pois enquanto pessoa jurídica, organicamente a categoria se torna instrumento de pressão junto aos orgãos jurídicos e administrativos do Estado, bem como junto às entidades patronais e empregadoras de um modo geral.